Título do projeto: Metal.Bot - Produção Híbrida de componentes metálicos de grandes dimensões com recurso a aplicações robóticas.
Designação do projeto: Projetos de I&DT Empresas em Copromoção
Código Universal: POCI-01-0247-FEDER-069600
Objetivo Principal: Reforçar a Investigação, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação
Região de Intervenção: Centro; Norte.
Promotor Líder: MOLDETIPO II - ENGINEERING MOULDS AND PROTOTYPES (PORTUGAL), LDA
Copromotores: PLACIDO ROQUE-INDÚSTRIA DE MOLDES E MÁQUINAS LDA; INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA, AGIX, LDA; INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO.
Objetivos, atividades e resultados esperados / atingidos: O projeto Metal.Bot tem como objetivo a Construção de um equipamento de fabricação híbrida robotizada com controlo dimensional ativo para construção de peças metálicas de grandes dimensões e de elevada performance. Este projeto apresenta elevado grau de inovação ao nível de tecnologias de materiais, projeto mecânico, implementação de sistemas digitais, instrumentação e robótica avançada para o fabrico aditivo de peças de grande dimensão metálicas, inserindo-se nos vetores de desenvolvimento para a indústria 4.0 com desenvolvimento de processos aditivos estado da arte em sistemas inteligentes.
Data de aprovação: 02/12/2020
Data de início: 01/02/2021
Data de conclusão: 30/06/2023
Custo total elegível: 981 268,14€
Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER - 720 034,03€
APRESENTAÇÃO E NOVOS DESENVOLVIMENTOS
Produção híbrida de componentes metálicos de grandes dimensões recorrendo a robótica.
O projeto Metal.Bot tem como objetivo a Construção de um equipamento de fabricação híbrida robotizada com controlo dimensional ativo para construção de peças metálicas de grandes dimensões e de elevada performance.
Este projeto apresenta elevado grau de inovação ao nível de tecnologias de materiais, projeto mecânico, implementação de sistemas digitais, instrumentação e robótica avançada para o fabrico aditivo de peças de grande dimensão metálicas, inserindo-se nos vetores de desenvolvimento para a indústria 4.0 com desenvolvimento de processos aditivos estado da arte em sistemas inteligentes.
Trata-se de um equipamento híbrido que terá combinados os processos fabricação aditivos
e subtrativos assistidos por um robô. Será desenvolvida a ferramenta EOAT costumizado e incluído um sistema de monitorização e de avaliação dimensional das peças obtidas pelos processos não destrutivos. Combinando as vantagens de ambos os processos de fabricação aditivos e subtrativos irão ao encontro dos requisitos de fabricação de moldes e produtos complexos de média e grande dimensão, representativos da falta de oferta de soluções no mercado.