AG42-MV2R
Controlo de faróis BMW
Máquina para controlo de peças através de visão artificial. Permite o controlo de dois invólucros de farol automóvel em simultâneo. A manipulação das peças é feita com recurso a dois eixos rotativos assentes num eixo elétrico longitudinal. As peças são colocadas e retiradas por um robô.
Funcionamento:
-
As duas peças são colocadas nos respetivos gabaritos por um robô cartesiano;
-
O robô informa o sistema para analisar as peças;
-
O eixo longitudinal avança com as peças para uma cabine de visão protegida de luz exterior;
-
Através da conjugação dos eixos rotativos e do eixo longitudinal as peças são posicionadas num total de 6 posições distintas que permitem efetuar 5 análises por peça, 10 no total;
-
No fim da visão concluída, as peças voltam à posição do robô, informando-o do estado de cada peça (passou ou rejeitou) e que finalizou a visão;
-
O robô retira as peças e rejeita as peças não conformes.
Automação:
Mecânica e automação desenvolvidas por medida pela AGIX. Esta permite o sincronismo e criação das condições para um desempenho ótimo do sistema.
A máquina além do sistema de visão, tem sensores de precisão para garantir o bom posicionamento da peça. Os gabaritos onde as peças assentam foram desenhados de forma a proporcionar um encosto perfeito das peças sem as danificar. O recurso a impressão 3D, facilitou a construção dessas superfícies complexas.
O HMI está rodeado por uma janela com acrílico azul estrategicamente colocada. Esta bloqueia grande parte da luz vermelha exterior de entrar na cabine (luz vermelha é usada na visão), mas possibilita o utilizador ver o sistema. Assim garante-se que pode ver o sistema sem o comprometer.
A máquina tem comunicação por IOs com o robô cartesiano da máquina de injeção, suportando também comunicação por OPC-UA, Profinet ou ModBus.
Sistema visão artificial visto em detalhe.
AG42-MV2R
-
Hardware:
-
Quatro câmaras de 5Mp;
-
Duas lentes telecêntricas de 50mm;
-
Duas lentes distancia focal fixa de 25mm;
-
Computador industrial;
-
Ecrã 24’ touch;
-
Iluminação backlight vermelha 635nm;
-
Filtros band-pass 635nm.
2. Software:
-
Cognex Designer.
-
Cognex VisionPro;
O uso do software VisionPro em conjunto com o Designer permite ter, uma performance elevada e ferramentas de visão fáceis de usar para o cliente final. O layout do HMI foi customizado especificamente para o cliente.
As análises podem ser ajustadas em tempo real pelo cliente com recurso ao ecrã da máquina. Este foi desenvolvido para possibilitar a visualização e ajustes de forma simplificada, com um ambiente gráfico simples. Todos os parâmetros de visão estão ao alcance do cliente e podem ser alterados, assim como adição de novas ferramentas ou filtros para analisar a peça.
Os aspetos analisados correspondem a uma zona de encaixe. Como as peças são simétricas, aplicam-se os mesmos defeitos em ambas as peças. Nestas são controlados os seguintes aspetos:
-
Rebarba interna;
-
Rebarba externa;
-
Presença do clip interno;
-
Presença do clip externo;
-
Falhas de injeção;
O sistema ao terminar as análises tem a possibilidade de escrita em base de dados da informação relativa a cada análise, além de guardar cada imagem para posterior análise. Também é possível fazer um teste de viabilidade no sistema quando necessário. Para isso o técnico de qualidade coloca as peças nos gabaritos e corre o sistema em modo teste.
CLIENT
GLNPLAST, SA